domingo, 25 de maio de 2008

Ação Social em Ação

Temos ouvido falar muito em Cidadania e Ação social, fico muito feliz que essas palavras venham se evidenciando nos dias atuais. Nunca foi tão necessário fortalecer essas ações, pois são gritantes as diferenças sociais em nosso país.
Nosso governo apesar de algumas medidas emergencias, não contribuem verdadeiramente para a extinção da miséria, nossos políticos são cada vez mais ordinários e corruptos, estão em sua maioria preocupados em encher de dinheiro suas contas bancárias, sua finalidade é o bem estar pessoal, a ganância.
Cabe ao povo brasileiro mais consciente com um pouco mais de condições, tentar encontrar saídas para ajudar e remediar o sofrimento alheio.
Qualquer forma que encontrarmos para ajudar nosso semelhante a se livrar da miséria e dos maus tratos, é um passo a mais na evolução digna do ser humano.
Problemas existem de sobra, são: Idosos desamparados em asilos, crianças em orfanatos, deficientes físicos que não encontram empresas preocupadas em os inserirem no mercado de trabalho, crianças vítimas de abusos sexuais, mulheres e crianças vítimas de maus tratos,...
Mas o que me chama muito a atenção, é o fato de ver muita gente empenhada em campanhas assistênciais como forma de aparecer publicamente, "marketing pessoal".
Eu acredito que a verdadeira ação social e assistêncial ao próximo, só é verdadeira quando anônima, pois está é feita com a alma e o coração, não espera retorno, senão o bem estar do seu próximo.
Devemos salientar a necessidade das pessoas olharem mais para sua volta e não se omitirem em denúnciar qualquer forma de violência, discriminação ou corrupção.
Quantas vezes bem próximos de nós alguém está precisando de ajuda e fingimos não ver, quantas vezes um familiar desempregado precisa de uma assistência médica ou um alimento, uma indicação de um trabalho, e nos omitimos em ajudar.
Quantas vezes você viu um homem batendo em uma mulher, ou assistiu um crime e se calou. você já estendeu a mão para seu vizinho sem que ele soubesse que você é que o ajudou, você já denúnciou seu parente que é pedófilo? todos nós de alguma forma já nos e omitimos na vida. Temos que mudar nossos conceitos e fazer valer nossos direitos.
Acho que esse tipo de solidariedade daria mais resultado, isso não extinguiria a solidariedade emergencial e coletiva.
Mas proponho que cada um volte seus olhos para os que estão a sua volta, bem pertinho de você, procure e com certeza encontrará alguém que precisa da sua colaboração.
Eu também vou me policiar mais e transformar palavras em ações. Proponho que cada um de arrume uma maneira de estender as mãos aos nossos semelhantes, sempre existe alguém que têm necessidades maiores que as nossas e sempre temos algo à contribuir.
Pense nisso!

Nenhum comentário: