quinta-feira, 22 de maio de 2008

Como é Trabalhar na Empresa Google

A empresa Google é um exemplo de organização bem sucedida, onde as responsabilidades são dadas e oferecem em contra partida uma descontração muito produtiva para todos.
Que bom seria se todos os empresários pudessem se espelhar nessa grande aventura capitalista de grande reconhecimento e respeito pelo fator humano.
Ángel Jiménez de Luiz, editor do Gadgetoblog do diário El Mundo, visitou os escritórios da Google em Zurich (Suíça) e regressou com uma série de fotos que despertam a maior das invejas. As imagens, abaixo, falam mais que mil palavras.








O tobogan liga a zona de escritórios do primeiro piso com a cafeteria e o ginásio. Para descer, para comer não tem que esperar pelo elevador. Aos recém-chegados a praxe é que eles desçam pelo tobogan para apresentá-los.




A cafeteria serve o almoço e jantar preparados por cozinheiros contratados exclusivamente para o edifício. Há comida para vegetarianos, dois pratos principais, um buffet de saladas e toda a comida se faz com ingredientes nacional.




As crianças são bem-vindas e não é estranho que os "Googlers" venham trabalhar acompanhados dos filhos.




A boa comida grátis e os lanchinhos entre as refeições sempre fazem ganhar uns quilinhos aos recém-chegados que não estão habituados a tantas e deliciosas iguarias. O ginásio do piso térreo é o lugar para queimar o peso a mais. Por acaso, também é grátis.




A sala de massagem é quase um santuário. As cadeiras que massageiam são gratuitas, mas as massagens dadas pelos massagistas são pagas, mas como a google comparticipa com a maior percentagem, são muito baratas. Em certas cabines assinaladas existem bônus de massagem grátis diariamente.




Em cada piso há, pelo menos, 2 áreas de descanso com comida e bebida, por acaso, grátis. Refrescos, sumos e café, muito café, mas também cereais, chocolates, gelados, batatas fritas, frutas e uma ampla seleção de snacks saudáveis para compensar o excesso de hidratos de carbono.




Cada um administra o seu tempo e os trabalhos como quer. Não há horários e nas pausas pode-se jogar jogos interativos ou bilhar, por exemplo. Os prazos de entrega, esses sim , têm que ser cumpridos.




Esta barra, semelhante às dos quarteis de bombeiros, liga o segundo piso à sala de jogos. Não tem que esperar pelo elevador para se divertir uns minutos.




O espaço de trabalho é pequeno, mas as salas de reunião são muito amplas e temáticas. Está cabina é de um teleférico verdadeiro e está situada num piso decorado com fotos e objetos que lembram uma estância de esqui no alpes.




A esta altura deve estar a perguntar se na google se trabalha mesmo. Esta é uma área de escritórios convencional. Os postos de trabalho são livrementes escolhidos e não raro que os "googlers" mudem de local de trabalho frequentemente.




O serviço técnico está numa área do edifício decorada com ambiente havaiano. Aqui se pode vir buscar um cabo ou arranjar um portátil.




As áreas de trabalho são abertas. Para ter privacidade durante uma chamada tem que fechar-se numa das muitas cabinas espalhadas pelo edifício.




O salão da água é uma zona de paz e relaxamento que existe no edifício.
Há cadeiras de massagem e a iluminação é mínima. É o lugar ideal para dormir uma sesta ou descansar antes de uma reunião.




Por isso, é proibido usar celular ou computador portátil. A única atividade possível, além de descansar, é observar os peixes tropicais que estão no aquário de parede.




As salas de reuniões do edifício têm nomes tirados de séries de televisão e de filmes famosos. Estes iglus estão na área da Guerra nas Estrelas e são autênticos refúgios que foram utilizados em missões científicas na Antártida.




A google é mais que uma empresa. Os trabalhadores junta-se na rede regularmente para atividades conjuntas e festas e não é raro encontrar grupos para praticamente qualquer atividades ou esporte, desde ciclismo até ao esqui alpino. Além dos famosos 20% do tempo de trabalho que cada um pode usar em proveito pessoal há 10% de tempo livre absoluto.




Os trabalhadores passam apenas um período de tempo na sua mesa de trabalho. É normal trabalharem com o seu potátil nas zonas de descanso, em pequenos grupos. Isso favorece a criatividade e a sociabilidade.




A biblioteca é uma das salas mais surpreendentes do edifício e a que melhores vistas tem. Uma área de descanso com uma imensa cozinha e uma chaminé virtual. Todo o mobiliário é reciclado ou vem de lojas em segunda mão.

Nenhum comentário: