domingo, 3 de agosto de 2008

Pablo Picasso o Gênio e Sua Arte


Pablo Picasso, espanhol nascido na cidade de málaga(Andaluzia) mostrou desde sua infância o talento com desenhos e a artes plásticas.
Seu nome completo era Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso.
Curiosamente existem várias lendas sobre o nascimento desse gênio das artes, segundo uma delas Picasso nasceu morto e a parteira dedicou a sua atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na cara. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar.
Sua genialidade na Arte com certeza foi um dom passado das gerações de seus pais. Seu pai era pintor e desenhista, cujo talento nunca pode ser comparado ao de seu filho.
Consta em sua biografia, que ocasionalmente seu pai pedia a Pablo que terminasse alguns de seus quadros, quando esse era ainda um menino.
Na descendência materna consta entre seus antepassados dois pintores.
Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, é chamada "O Toureiro". Picasso conservou esse trabalho por toda a sua vida.
Picasso estudou em Barcelona, na cidade de Madrid, porém trabalhou principalmente na França.
Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade.


Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.


Apaixonou-se por Olga Koklova, uma bailarina. Casaram-se em 12 de julho de 1918. Neste período o artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade. Quando Olga engravidou, criou uma série de pinturas de mães com filhos.
Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica, que mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.


Na década de 1940, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica.
Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma e encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
Na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros artistas famosos: O Almoço Sobre a Relva de Manet e As Meninas do artista plástico Velázquez.
Aos 87 anos passa a se dedicar as gravuras, que eram sempre lembranças de sua juventude e aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu em 1973 numa região perto de Cannes, na França.
Guernica foi sua melhor obra, está pintura representa para muitos a brutalidade e desesperança da guerra.
Apesar de expressar publicamente sua simpatia com relação as idéias anarquistas e comunistas e, por outro lado, através da arte expressar sua raiva diante das ações de Franco e dos Fascistas, Picasso se recusou a pegar em armas na Primeira Guerra Mundial, na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial.
Mas quando o Partido começou a criticá-lo por causa de um retrato considerado insuficientemente realista de Stálin, o interesse de Picasso pelo Comunismo esfriou, embora tenha permanecido como membro do Partido até sua morte.
Muitos países utilizam pinturas de Picasso como elemento central no design de seus selos... Um deles é da Rússia (Yvert: 4002, Michel: 4199): "A la memoire de Pablo Picasso".


Abaixo, mini-folhinha emitida em 2001, pela República de Guiné-Bissau que retrata várias obras de Picasso.


Frases atribuídas a Picasso:

"A pintura não foi feita para enfeitar paredes. A pintura é uma arma, é a defesa contra o inimigo."

"Nunca conseguirás convencer um rato de que um gato traz boa sorte."

"Minha mãe me dizia: "Se queres ser um soldado, serás general. Se queres ser um monge, acabarás sendo Papa." Então eu quis ser um pintor e agora sou Picasso."

Fotografia - Pablo Picasso, de Irving Penn

Nenhum comentário: