quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A Máquina do Fim do Mundo LHC - Fotos e Entrevista

A Máquina do "fim do mundo" LHC (Large Hadron Collider), é o nome dado ao acelerador de partículas construído pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares CERN, localizado entre a divisa da Suíça com a França. Veja as fotos da "Máquina do fim do mundo" (LHC) e leia a entrevista feita com um físico brasileiro, que esclarece algumas dúvidas.



Científicamente ele é conhecido pela sigla LHC (Large Handron Collider) que significa colisor de Hádrons. É a maior máquina já construída no planeta, tem um perímetro de aproximadamente 27 km de extensão, um complexo subterrâneo composto por quatro colisores: LHC, ALICE, ATLAS,CHS.
Muitos cientístas prestam serviços a CERN, inclusíve o brasileiro Ignácio Bediaga, também coordenador do laboratório de Física experimental de altas energias do Centro Brasileiro de Pesquisas Fisícas CBPF.
Esse projeto foi duramente criticado por muitos pesquisadores que alegam que esses experimentos poderiam criar buracos negros que resultaria na extinção do planeta.
Foram esses opositores que deram o nome de Máquina do "Fim do mundo" ao LHC.
O repórter do terra magazine, Diego Salmen, entrevistou o físico brasileiro Ignácio Bediaga, que defende e explica o que é? e qual o propósito da Máquina do "Fim do Mundo".
Todas as 24 fotos aqui apresentadas foram retiradas do The Boston Globe ,The Big Picture (News stories in photographs) - By Alan Taylor

A Máquina do "Fim do mundo" LHC - Fotos e Entrevista

Clique na foto e veja a imagem ampliada.



Terra Magazine - Como um leigo pode entender o funcionamento do LHC?



Ignácio Bediaga - Da seguinte maneira: você extrai prótons de átomos de hidrogênio e dá energia a eles. Dá energia, cada vez eles vão ficando mais energéticos, com mais velocidade, até quase o limite da velocidade da luz. Aí você pega o acelerador, joga um bando de prótons numa direção e outro bando na direção contrária, fazendo com que eles colidam em algumas regiões desse acelerador. Essas colisões transformam a energia que elas adquiriram num processo de criação de partículas. É mais ou menos aquela história do Einstein de que E = mc². Transforma-se energia em massa, em partícula. É o processo contrário ao da bomba nuclear, onde pela fissão se transforma massa em energia.




Qual o resultado prático disso?



- A princípio são partículas muito efêmeras, vivem milionésimos de segundo. Mas esse processo de criação, na verdade, está reproduzindo aquilo que deveria ter ocorrido no processo de criação do nosso Universo. A nossa idéia é ver como essas colisões geram partículas que são responsáveis tanto pelas forças da natureza atual como por processos com energias equivalentes no início do Universo.



O LHC está tentado reproduzir os efeitos do Big Bang?





-De certa maneira. O LHC tem milhares de interesses, vai abordar muitos problemas ao mesmo tempo. Um dos problemas é reproduzir o momento do Big Bang, com uma intensidade de matéria muito menor, é claro, mas com densidade de energia equivalente.



O que mais vai ser estudado, além da reprodução do Big Bang?



- Eu divido em duas partes. Uma parte é aquilo que de certa maneira a gente espera, e já sabe quais os problemas que devemos atacar; e a outra parte, é o que a gente não espera, porque muda a escala de energia, e aí provavelmente teremos grandes surpresas. Das coisas que a gente espera, há processos muito objetivos em que a gente quer intervir. Uma: em todos os processos de criação que nós conhecemos a quantidade de matéria e de antimatéria é igual. No início do Universo ambos foram produzidos na mesma quantidade, mas hoje em dia, graças a Deus, a antimatéria desapareceu e cá estamos aqui vivos. O que nós queremos entender é como houve em algum momento a predominância da matéria em relação à antimatéria. Outro ponto é a descoberta do Higgs.


Que seria?



- O Higgs é uma partícula que tem a seguinte característica: ela faz com que uma partícula sem massa ganhe massa. Ela tem o papel de ser geradora de massa. E essa partícula é fundamental para entender o Modelo Padrão (NR: teoria que descreve todas as forças que constituem a matéria). Se ela não for descoberta, vai acabar criando um problema grande para entender como funciona a unificação do eletromagnetismo e da força fraca, responsável pela desintegração. Essas duas forças são completamente diferentes, e a unificação só pode existir se existir a partícula de Higgs. Se ele não for observado, vai ter um grande problema. Vai ser uma quebra de paradigma, com certeza.



Dois pesquisadores entraram na justiça norte-americana contra os experimentos no LHC, alegando que os testes poderiam criar mini-buracos negros que resultariam no fim do mundo. O que existe de plausível nisso?



-De plausível não existe absolutamente nada. Por dois motivos: primeiro porque essa teoria de produção do buraco-negro é uma especulação. Há uma possibilidade, mas não quer dizer que vá ocorrer. Mas todo buraco-negro, e isso eles deveriam saber, tem uma evaporação. Se for criado, será tão pequeno que irá evaporar muito antes de conseguir pegar alguém do lado dele. Ele rapidamente se evaporaria e desapareceria. Tem outro argumento: a Terra é bombardeada diariamente por partículas muito mais energéticas que essas do LHC. É uma grande bobagem.



O mundo não vai acabar?



- De jeito nenhum. Eu posso garantir. Pelo menos não vai ser desse jeito (risos).


Como é o dia-a-dia no LHC?>







-Eu gosto de dizer que ali é uma Babel ao contrário. O LHC ele tem uma estrutura muito impressionante. Você tem 20 países que são os donos, e outros 50 em torno dele que também participam. Lá você conversa com gente de todas as nacionalidades. Imagina um lugar onde brasileiros, italianos, chineses, franceses, brasileiros, todos trabalham fazendo a mesma coisa. É uma tentativa de voltar a falar uma única língua. E com idéias de cooperação. Os conhecimentos são todos abertos, todos discutidos. É uma sociologia complicada, mas é muito estimulante.



Daqui a 30 anos, haverá quais serão os frutos observáveis das pesquisas no LHC?



- O resultado prático não é minha preocupação, mas que ele existe, existe - até por isso os países financiam as pesquisas. Tem um resultado prático que é muito bom: conhecer a natureza. Isso é fundamental, diferencia a gente dos outros animais. Além disso, todo o esforço desses milhares de cientistas visa aperfeiçoar o desenvolvimento tecnológico. No fundo, vai se acabar produzindo coisas novas que vão repercutir em toda a sociedade. O exemplo mais típico disso, que também foi produzido no CERN, é o protocolo de internet "www".

21 comentários:

Anônimo disse...

POR QUE ELES NÃO GASTAM ESSE DINHEIRO COM O POPULACÃO DO MUNDO TODO?
ESSA MAQUINA SO IRA CAUSAR MUITOS POBLEMAS COMO DA UTIMA VEZ,QUE VAI GARANTER QUE O MESMO NÃO IRA DETRUIR A MUNDO?
OS CIENTISTAS NÃO TEM SERTESA COM QUE ESTA MEXENDO, DISSO EU TENHO SERTESA!!!!

Anônimo disse...

é isso mesmo nós seres humanos temos que evoluir ,e se isso vai ajudar então temos que é dar apoio....

Anônimo disse...

"Essa máquina pode causar muitos problemas à humanidade,mas também pode trazer um espetacular avanço no conhecimento e na tecnologia humana."

Anônimo disse...

isso é perda de tempo,só um imbecil inventaria uma maquina de acelerar particulas,uma besteira dessas não devia ser publicada na internet
obrigado pela compreesão.

Anônimo disse...

Acredito que o LHC aumentará o conhecimento da Humanidade sobre o mundo que nos cerca. Infelizmente isto não terá grande valor para uma humanidade separada por crênças diversas. As crênças levaram as milhares de guerras que vivemos desde os primordios da história até hoje.

Anônimo disse...

Olá amigos, sabemos que nos cálculos a humanidade já tenta provar que não há um DEUS, essa experiência é mais uma loucura humana de provar o inexplicável, só podemos esperar duas respostas uma boa e outra péssima. A boa é que DEUS existe e o brinquedinho frances não vai causar nenhum dano ao planeta, somente ao homem e a notícia péssima é que a cada tentativa do homem de querer ser DEUS, retrocede a humanidade a milhares de anos na sua busca eloquente e esse retrocesso acontece de várias formas; guerras, doenças epidêmicas, crises, etc.

Anônimo disse...

Temos, sempres, que apostar nos cientistas e em novos esperimentos. A humanidade saiu da "idade das trevas" graças a cientistas que arriscaram e inovaram.

Anônimo disse...

Eu não sou a favor e muita gente também!

Laura disse...

A humanidade fica tentando provar que é Deus, provando assim que não existe um Deus!
E o modo com que ela tenta provar é ridículo, pois cada dia mais acontecem guerras, doenças epidemicas lamentaveis, graças as tecnologias dos queridos cientistas "deuses" que inoravam o mundo das trevas para um mundo " melhor" não é?!

Anônimo disse...

deus existe,ou um ser superior,e isso porque?
acontece q quando nada existia nada ,nada...e naum foi o big bang q criou uma galaxia ou muito menos buracos de minhocas criaram o universo de uma outra dimensão

''o homem pode se salvar apenas coperando com o planeta e naum tentando ser superior a ele''

Anônimo disse...

ESSAS PESSOAS FICAM TENTANDU DESAFIAR DEUS!FICAM FALANDU Q NAO FOI DEUS Q CRIOU O MUNDO!

MAS SE NAO FOSSE DEUS!ELES NAO SERIAM VIVOS!E AGORA INVENTARAM ESSA MAQUINA Q VAI MATAR TODOS NOS DAQUI A ALGUNS ANOS!

''eu sou contra a isso!''

NAO SO EU COMO MUITA GENTE!

AS PESSOAS DEVERIAM ACABAR COM ESSA MAQUINA MALDITA!

TOME CIENCIA DISSO!

Ronaldo Egitho disse...

O que é sertesa?

Unknown disse...

como diz um trecho da uma música do capital inicial "continuan só fingindo que o mundo ninguém fez" é isso que eles estão tentando provar que Deus naum existe gente é tão mais fácil ler a bíblia e ver que essa criação (o planeta) é obra divina tem tanta coisa que naum precisa nem ser cientista pra saber os continemtes por exmplo eram juntos ? sim eram está escrito em gênesis capítulo 1 e olha que eu naum sou cientista e até o desastre de 11 de setembro estava escrito e previsto em sofonias, e o avião? na bíblia tbm estava previsto , acreditar em DEUS é mais tecnológico é mais fácil essa máquina é só uma perda de tempo e dinheiro desculpe-me mas é isso que penso!

bruno barbosa disse...

ACHO Ñ TENHO CERTEZA DE QUE DEUS CRIOU OS
CÉUS E A TERRA, ACHO QUE ESSE EXPERIMENTO SÓ LEVA A NADA,SÓ O FATO DE ALGUNS PAÍSES JÁ ESTAREM AJUDANDO ESSE ACONTECIMENTO ESTÃO PERDENDO DINHEIRO PARA SEU PRÓPRIO PAÍS...UMA PERGUNTA QUEM APERTOU O BOT~AO DO BIG BANG???????

Anônimo disse...

Acho que eles estão brincando com fogo. Estão desafiando Deus, que tem muito poder e foi quem criou tudo. E quem é este otário que garante que isso nao vai acaba com o mundo, é muito facil garantir, se acabar nem ele nem ninguem vai estar aqui para cobrar a garantia que ele deu. Acho que é uma coisa sem precisão, todo mundo vai continuar vivendo da mesma maneira sem isso, pra arriscar. E outra coisa, quanto dinheiro jogado no lixo, é por isso que nossa mundo está este horror, tanta desigualdade social, pessoas passando fome, e todo esse dinheiro pra arriscar nossa sobrevivencia. E tem mais, com que direito eles colocam a vida de toda humnidade em risco, por acaso a maioria é a favor, cada a democracia, eu por exemplo nao só a favor que coloquem minha vida em risco, e alguem pediu minha autorização, é claro que nao. Tem mais, Deus deve estar vendo tudo isso que o homem está fazendo, e se por acaso o mundo nao acaba, vai ser porque ele nao permitiu, e se nao acabar esta pesuqisa idiota nao vai dar em nada, que é pra mostrar para estes desumanos que quem fez tudo isso foi Deus, e só ele pode saber como!!!!!

Anônimo disse...

ahahahaah maquina do fim do mundo¨!!
isso e a maquina do fim do mundo i eu sou o pai natal xD

Unknown disse...

ACHO QUE ELES PRETENDE NOS ESTERMINAR A TODOS .MAS UMA COIZA E CERTA QUE CUMPRA A ALAVRA DE DEUS E NAO A DOS HOMENS AZ SEJA COM TODOS QUE LER ESTE COMENTARIO

Anônimo disse...

Essa máquina,vem para responder tudo ea todos as duvidas sobre a criação.indo contra a credos ,ideologias ou até estudos e teorias que acreditamos até hoje.não estão brincando de ser Deus;pois ele mesmo dar condições ao homem a chegar a tão longe.só sei de uma coisa quando essa máquina funcionar de fato.tenham certeza,que tudo que sabemos e acreditamos vai tudo por água abaixo.quero está viva para ver esse feito e muitos mitos cairem.

Anônimo disse...

haa essas pessoas que enventarão essa maquina nao tem o que fazer,vao acabar destruindo o planeta, toda humanidade que existe nele,eu quero viver + um pouco com a minha familia.acho que ele ñ sabem com quem estao brincando,deus criou o mundo e niguem tem esse poder de criar de novo......

Anônimo disse...

Eu acho fenomenal,isso é evolução,e sempre vai ter gente ignorante contra,não entendo como pessoas podem ir contra os avanços tecnologicos,quando elas mesmas estão nesse momento escrevendo nesse tópico graças a um protocolo que LHC inventou.o mau do planeta é esse povo burro que tem medo de tudo e ao mesmo tempo usam e abusam da tecnologia com coisas futeis e improdutivas.

homero satirus disse...

Vejo este experimento como um verdadeiro salto para a humanidade, se hoje o homem e o animal mais capacitado a governa o planeta (mesmo que falhe em muitos pontos) e porque ele não parou de aprender depois de dominar o fogo, ele deu uso a isso e muito mais. Temos a capacidade de nos adaptar ao meio e o alterar conforme sua necessidade, e essa e uma forma de expandirmos nossos horizontes, o planeta terra já a muito não esta dando conta de suporta tanta gente, o espaço e a única alternativa que nos resta, temos que dominar este fogo para podermos manter a humanidade viva, nosso mundo não e eterno.