sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Leonardo Boff , Olhos Para o Pai e o Filho


Leonardo Boff é pseudônimo de Genézio Darci Boff, nasceu em concórdia, 14 de dezembro de 1938. Teólogo e ex-frade Leonardo Boff é professor de ética, filosofia da religião e ecologia. É o consolidador da Teoria da libertação no Brasil.
Seus Questionamentos a respeito da hierarquia da igreja, expresso no livro "Igreja, Carisma e Poder", foi o motivo de seu desafeto com a Igreja Católica, que resultou no "silêncio Obsequioso"- 1985, de um ano e meio. Esse processo foi dirigido por Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI. Em 1992, certo de que seria punido, desligou-se da Ordem franciscana e do Sacerdócio, trocando as missas pelas pregações.
Sobre o papa Bento XVI, Leonardo Boff diz que não guarda mágoas sobre as perseguições, mas diz lamentar o fato da Igreja Católica ter escolhido o caminho da ortodoxia, e diz: “Com Bento XVI, a Igreja continua seu caminho para dentro de si mesma, sem a dimensão do diálogo que ela tinha com Paulo VI e João XXIII, sem conversar com as ideologias, com as culturas modernas, sem procurar uma verdade mais plena, que seja boa para toda a humanidade”.
Para Boff, Ratzinger representa o fundamentalismo Católico da Idade Média quando a salvação só poderia ser alcançada dentro dos templos católicos. “A Igreja voltou a ser portadora da verdade única, fora da qual não há saída. É uma tese medieval, que vê as outras religiões como ovelhas desgarradas que devem voltar ao seio do Vaticano.”
Leonardo, prega que o “O cristianismo precisa ser bom para a humanidade no presente, não só na vida eterna. Jesus não morreu como um velho rabino na cama, de velhice, mas na cruz, brigando com as forças políticas da época”.

"Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente. (...)

(...) Vamos rir, chorar e aprender. Aprender especialmente como casar Céu e Terra, vale dizer, como combinar o cotidiano com o surpreendente, a imanência opaca dos dias com a transcendência radiosa do espírito, a vida na plena liberdade com a morte simbolizada como um unir-se com os ancestrais, a felicidade discreta nesse mundo com a grande promessa na eternidade. E, ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor, todos juntos, como uma grande família, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra."

Casamento entre o céu e a terra. Salamandra, Rio de Janeiro, 2001.pg09
Boff possui uma produção literária e teológica superior a 60 livros, entre eles o best-seller "A Águia e a Galinha".
Trabalha hoje como teólogo no campo da Ética, Ecologia e da Espiritualidade, além de assessorar movimentos sociais como o MST e as Comunidades Eclesiais de Base e também no campo do ecumenismo.
Mora em Petropólis (RJ), com a educadora popular Márcia Miranda, com quem é casado a 15 anos. Leonardo Boff atualmente viaja o Brasil dando palestras sobre os temas abordados em seus livros.


Artigos de Leonardo Boff:

Livro A Àguia e a Galinha -Uma metáfora da Condição humana

Nenhum comentário: