quinta-feira, 19 de março de 2009

Jackson Pollock - Biografia e Obras

Paul Jackson Pollock nasceu em 28 de janeiro de 1912, foi um pintor estadunidense pioneiro do expressionismo abstrato. A Biografia de Pollock mostra um artista depressivo e alcoólatra que tinha constantes rompantes de fúrias e autodestruição. Jackson Pollock pintou 340 telas antes de suicidar-se jogando seu carro contra um árvore no dia 11 de agosto de 1956. Um gênio rebelde que pintou obras primas como: Blue Poles: Number 11 (1952), Number 32 (1950), Echo: Number 25 (1951), Guardians of the Secret (1943), entre outras.

Tela, The Guardian of Secret (1943)



Segundo a percepção popular, as pinturas de Pollock, até uma criança saberia fazer quadros como os seus, borrifadas de tintas pingadas sobre a tela. Mas na verdade, há método e genialidade em sua pintura, um caos colorido e calculado onde os pingos de tintas em distintas composições formam um caleidoscópio de texturas e emoções variadas. Muitos artistas pop depois de Pollock se inspiraram em sua obra e tentaram , sem sucesso, atingir a plenitude da obra de Jackson Pollock. As obras de Pollock são inimitáveis.



Para pintar seus quadros, Pollock colocava as telas no chão e não em cavaletes como de costume os pintores fazem, e respingava tintas sobre a tela, uma técnica criada por Max Ernst, o 'dripping', gotejamento.





Principais trabalhos de Jackson Pollock

Male and Female (1942)


Stenographic Figure (1942)



Moon-Woman cuts the circle (1943)


The she-wolf (1943)


Blue (Moby dick) (1943)



Eyes in the Heat (1946)



The Key (1946)



The tea cup (1946)



Shimmering substance, from The sounds in the glass (1946)



Full Fathom five (1947)



Cathedral (1947)


Convergence (1947)


Painting (1948)



Summertime: Number 9A (1948)



Number 8 (1949)



Lavender Mist: Number 1 (1950)



One: Number 31 (1950)



Echo: Number 25 (1951)



Number 7 (1951)



Blue Poles: Number 11 (1952)



Easter and the Totem (1953)



Ocean Greyness (1953)




NGA - National Gallery Art abstract-expressionist Jackson Pollock

13 comentários:

margga disse...

Sempre gostei muito dos trabalhos do Pollock e sua seleção de imagens está excelente - como sempre, por sinal.
ABÇão
MDuval

Anônimo disse...

Olá, e sempre fui um admirador da obra de Polloc, eu assisti um filme dele uma em DVD que é sensacional.
Abraços

henri disse...

Tb amei sua seleção de imagens das pinturas de Pollock!No filme que foi feito sobre sua vida não foi possível captar toda essa divesidade e cor presente nos trabalhos dele.Valeu!

Márcia Albuquerque disse...

Sabe me dizer em que museo(s) se encontram suas obras?

Beth Cruz disse...

Olá Márcia!

Muitas obras de Jackson Pollock fazem parte da coleção Peggy Guggenheim, encontram-se no museu Peggy Guggenheim, veneza, Itália.
Mas existem obras de Pollock espalhada em vários museus:

- Museu de artes de Ohara, onde encontra-se a obra blue (moby Dick).

- Summertime (number 9A), encontra-se no Museu Tate Modern.

- Full Fathom Five, encontra-se no museu de Neuberger.

- A obra de Pollock, intitulada "The Key", está exposta no Instituto de Arte de Chicago.

Espero ter ajudado um pouco, rsrsss

Abraço

erik disse...

O Pollock é um ótimo Pintor.
Gostei Muito Desse Blog.
Ele é o único que nao tem muitas
palavras. e justifica bem
a vida de pollock. me ajudou
muito Com a Minha Pesquisa de
Escola.Valeeww.

Anônimo disse...

Estou muito feliz, ganhei um quadro em 1976 e a moldura estava feia, tirei a moldura e só agora em 2010 descobri que é uma obra de Jackson Pollock o Painting de 1948.

Anônimo disse...

Oi, Beth! Meu nome é Aldo Brane, estudo no CNSD-NF/RJ, estou no 6º ano e copiei sua página para meu trabalho de Artes. Vou colocar seu nome e Blog como fonte. A minha professora de Artes é Sandra Aragão. Obrigado por ajudar com sua postagem!

Alex Pinheiro disse...

..conheçi Pollock em dois momentos..a capa do lp de ornette coleman "Free Jazz " e o Filme Citado em que Ed Harris dá vida a esse Genial Maluco..com sua liçença copiei algumas imagens..abs

Franci :D yeah disse...

Oi, eu estava procurando sobre a Biografia de Jackson Pollock, gostei mtu desse blog. Estou fazendo essa pesquisa por causa do trabalho de Artes e estou no 7º ano. Mtu obrigada, agradeço (vou colocar esse site como fonte)

lavinia disse...

eu estou apaixonada por pollock!
minha professora de arte passou um filme sobre a vida dele antes e depois do sucesso, e desde então me interessei pela vida,obras tudo o que está relacionado á pollock! eu estou admirada! Ele é... é..é maravilhoso!!

Ailtonpoeta disse...

SOU PINTOR E COMEÇEI A PINTAR NO MESMO SEGUIMENTO DE POLLOK , AMO SUA PINTURAS , PARABENS PELO BLOG...

Anônimo disse...

muito obrigado por me ajudar na minha pesquisa Beth