segunda-feira, 23 de março de 2009

Toda a Turma do Sítio do Picapau Amarelo

Os principais personagens da Turma do Sítio do Picapau Amarelo, grande clássico da literatura brasileira escrito por Monteiro Lobato, São: Dona Benta, Pedrinho e Narizinho, Emília, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, cuca, Saci, lobisomem, Mula sem Cabeça, Boitatá, Anjinho, Besouro, Doutor Caramujo, Rabicó, Quindim, Curupira, Conselheiro e o Príncipe Escamado.
Além desses personagens principais, muitos outros personagens de histórias conhecidas, como: Peter Pan, Dom quixote, Minotauros e outros personagens da mitologia grega se misturam com lendas e mitos brasileiros, proporcionando aventuras magníficas que enriquecem culturalmente a todos.



Todos esses personagens fazem parte do 'mundo do faz de conta' da coleção de livros do Sítio do Picapau Amarelo, obra literária de Monteiro Lobato, o pioneiro da literatura infanto-juvenil no Brasil.

Imagens dos principais personagens do Sítio do Picapau Amarelo

Dona Benta



Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, nome da vó de Pedrinho e Narizinho, dona do Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta é uma expert em geografia, adora contar história para seus netos, que com muita atenção e imaginação ouvem maravilhados.

Narizinho



Narizinho é o apelido carinhoso de Lúcia, neta de Dona Benta. O motivo do apelido foi seu nariz arrebitado. Narizinho ao contrário de Pedrinho, seu primo, morava com Dona Benta no sítio. Já Pedrinho só aparecia no sítio nas férias, dia que Emília contava nos dedos para que chegasse logo, pois a presença de Pedrinho é sinônimo de muitas aventuras.

Pedrinho



Pedrinho é o Neto querido de Dona Benta e o primo querido de Narizinho. Menino educado na cidade tem um grande coração. Destemido, Pedrinho adora passar as férias no sítio, onde vive grandes aventuras na terra do faz de conta, embaladas pelas histórias contadas por Dona Benta, que são sempre regadas com os quitutes de Tia Nastácia.

Tia Nastácia



Trabalha no sítio da Dona Benta e ajuda a criar Pedrinho e Narizinho, foi também a criadora da irreverente e tagarela boneca Emília. Tia Nastácia é uma espécie de faz de tudo, quituteira de mão cheia, seus bolinhos e rosquinhas de polvilhos são delícias saboreadas pela família e amigos. Além de cuidar dos afazeres domésticos, também é uma excelente contadora de 'causos'.

Emília



Emília a boneca de pano, traquina e irreverente, criada por Tia Anastácia,tem os olhos de retróis preto e sombrancelhas levantadas. Foi Doutor Caramujo que inventou a pílula da fala fazendo com que a boneca virasse uma matraca. Metida a filósofa, Emília acredita que "A verdade é uma espécie de mentira bem pregada das que ninguém desconfia".

Tio Barnabé



Tio Barnabé é um caboclo da roça que mora em uma das propriedades do sítio e ajuda Dona Benta cuidando das mais variadas tarefas. Tio Barnabé tem uma grande afeição por Pedrinho, adora um cachimbo e é um sábio no que diz respeito aos segredos da floresta, do folclore e as superstições, tanto que foi ele quem ensinou Pedrinho a prender o Saci na garrafa.

Visconde de Sabugosa



Um boneco feito de sabugo de milho, com cartola na cabeça e um sinal de coroa na testa. O verdadeiro sábio do sítio que de tanto estudar, um dia, quase morreu empanturrado de álgebra. Seu passatempo é ensinar geografia e geologia para a turminha do sítio. Foi o Visconde que ajudou a descobrir petróleo nas terras do sítio.

Cuca



Cuca, uma bruxa velha com cara de jacaré e garras nos dedos. Cuca mora em uma caverna e adora fazer magias e encantos. Essa bruxa nunca dorme, ou melhor, dorme uma noite a cada sete anos e quando fica brava, urra de raiva e seus gritos são ouvidos a distância.

Saci



Saci é um negrinho de uma perna só, muito peralta que apronta todas as travessuras
possíveis no sítio, desde assustar animais no pasto, até assombrar Tia Nastácia.
Um dia Pedrinho, orientado por um caboclo, aprendeu que com uma peneira e uma garrafa consegueria prender o Saci, e assim o fez. Com o passar do tempo Pedrinho ficou amigo do Saci, que lhe ensina muitos segredos da floresta, e o solta. Grandes aventuras são vividas no sítio por conta dessa amizade.

Lobisomem



Lobsomem é um homem que se tranforma em lobo, normalmente em dia de lua cheia. Segundo a lenda, a mulher que tem sete filhos machos, o sétimo vira lobisomem. Esse ser gosta de comer titica de galinha, cachorros e crianças. Diz a lenda que, se alguém corta-lhe uma perna, ele vira homem, porém, perneta.

Mula Sem Cabeça



A Mula sem Cabeça é um duende sinistro, figura lendária que assusta os arredores do sítio e quando aparece solta fogo pela boca.

Boitatá



O Boitatá é outra figura do folclore brasileiro, um ser medonho, que povoa o Sítio de Dona Benta, segundo a imaginação das crianças. Na língua dos Índios, boitatá significa cobra grande de grandes olhos de fogo, ela só enxerga a noite quando sai da toca para passear na mata e se alimentar de carniça de animais mortos.

Curupira



Anjinho



O anjinho, após quebrar sua asa, aparece no Sítio e desde de então ficou sob os cuidados dos moradores e acabou ficando por lá. Esse anjinho foi motivo de muita confusão, pois todos querem ver de perto o fenomenal anjo que passou habitar o Sítio do Picapau Amarelo.

Besouro



O Besouro, um personagem inventado pela criançada é um ser cascudo e inteligente, especialista em cavar buraco, um doutor no que se refere a terra.

Doutor Caramujo



Doutor Caramujo é um Caracol sábio, entende tudo sobre doenças e sua cura. Criador das famosas pílulas milagrosas, é sempre requisitado para solucionar e curar doentes na terra do faz de conta. Foi esse gênio da ciência que com suas pílulas milagrosas deu fala à Boneca Emília. Doutor Caramujo é requisitado para curar bichos, gente pobre e até mesmo seres do Reino Encantado, como foi o caso do Príncipe Escamado.

Rabicó



O Porquinho Rabicó, criado no sítio desde de pequeno, foi salvo pelo amor de narizinho que impediu que o comilão porquinho fosse para o forno. Mais tarde esse porquinho vira Marquês e passa a participar das aventuras da turma.

Príncipe Escamado



O Príncipe Escamado, personagem do mundo mítico do Reino das Águas Claras.
Aparece nas histórias, normalmente em carruagem puxada por Cavalos Marinhos e acompanhado de um exército de peixes espadas. Foi noivo de Narizinho e por isso toda a turma do sítio pode conhecer o fundo do mar.

Quindim



Quindim é um rinoceronte craque na gramática. Ele pertencia a um Circo de cavalinhos do Rio de Janeiro e sem muita explicação apareceu no sítio de Dona Benta, onde Emília o descobriu na mata. Depois de muito tempo assustando as pessoas e sob a proteção da boneca traquina, Quindim logo se amansou e se enturmou com a turma do sítio.

Conselheiro (Burro Falante)



O Conselheiro é um burro falante, educado e culto, trazido do 'país das fábulas' pelas crianças do Sítio. Seu nome foi dado por Emília e ele é muito querido por todos do Sítio.

Os livros infantis de Lobato foram transformados em séries de televisão chamada "Sítio do Picapau Amarelo", onde a GLOBO mistura histórias originais de Monteiro lobato com textos inspirados em temas atuais. Veja alguns momentos desse clássico brasileiro de M. Lobato, vividos na TV.

Cenas do Sítio na TV













Veja todos os personagens da turma Sítio do Picapau Amarelo, globo.com


Fonte das imagens (desenho) dos personagens, GP desenhos Sítio do Picapau Amarelo

7 comentários:

Usuale disse...

Parabéns o seu blo está lindo!

Dia 18 de abril é um dia importante! É o dia Nacional do livro infantil por isso coloquei frases de Monteiro Lobato!

"Um país se faz com homens e livros."
Autor: (Monteiro Lobato)
Fonte: http://usuale.blogspot.com/

Anônimo disse...

Acho muito legal esse trabalho do
sitio do picapau amarelo de todos
os personagens,eu tambem adoro as
historias de monteiro lobato.

Mariângela Anelli disse...

OLá Beth, me surpreendí, uma honra tê-la seguindo meu humilde Blog, te entendo como uma mulher muito culta!! Acessamos este seu Post que é o mais completo sobre os personagens do Sítio e adoramos, eu e minhas filhas, o estou recomendando a outras mães e alunos como fonte de pesquisa. Muito Obrigada por informações tão detalhadas e parabéns por estar blogando em prol da cultura de forma tão direta. Abraço e que Deus a Abençoe!

Anônimo disse...

QUE COISA GRANDE

yasmin disse...

isso me ajudou muito no meu trabalho sobre o Monteiro Lobato e suas Obras
adorei muito esse blog e esta bem organizado parabéns!

Obrigado

Anônimo disse...

esse texto me ajudou muito no meu trabalho de escola sobre Monteiro Lobato gostei muito desse blog esta muito bem organizado parabéns!

Obrigado!!!

Anônimo disse...

Excelente!!!!! Muito bom.