quarta-feira, 13 de maio de 2009

Anita Malfatti - Artista Brasileira

Anita Malfatti foi a artista brasileira que rompeu com as regras da pintura acadêmica ao introduzir na arte brasileira as tendências europeias do impressionismo e cubismo. A primeira exposição de Anita em 1917, após voltar da Europa, arrancou críticas duras e levantou uma imensa polêmica. Monteiro Lobato, seu mais fervoroso crítico, publicou uma matéria, de muito mal gosto, com o título, "A propósito de Exposição Malfatti", onde contestou as inovações na pintura de Anita. Isso foi o suficiente para que uma avalanche de outras publicações maldosas se voltassem contra a arte de Anita Malfatti.
Oswald de Andrade, em defesa da pintora, escreveu um artigo elogiando e parabenizando Anita pela inovação de sua arte, que não se limitava a copiar. Na Semana de Arte Moderna de 1922, Oswald de Andrade escreveu:

"Assisti bem de perto essa luta sagrada e palavra que considero a vida artística de Anita Malfatti um desses dramas pesados que o isolamento dos indivíduos apaga para sempre feito segredo mortal. O povo passa, povo olha o quadro e tudo neste mostra vontade e calma bem definidas. O povo segue seu caminho depois de ter aplaudido a obra boa sem saber que poder de miserinhas cotidianas maiores que o Pão de Açúcar aquela artista bebeu diariamente com o café da manhã"

A contribuição de Anita Malfatti na arte moderna brasileira foi decisiva, pois renovou a mentalidade, preparou o terreno para todas as boas produções artísticas que surgiram depois de suas ousadias incompreendidas na época. Vale ressalvar que, mais tarde, Monteiro Lobato se explicou com Anita, mas as cicatrizes ficaram para sempre no coração da "Mãe do Modernismo Brasileiro".

Obras Importantes de Anita Malfatti

A boba



Nu Cubista



O homem das sete cores



A Estudante Russa



O homem amarelo



Wikipédia Anita Malfatti, Biografia
Os Grandes Pintores do Modernismo Brasileiro

3 comentários:

Arthurius Maximus disse...

ela é uma de nossas maiores pintoras. Pena que, como sempre, é quase desconhecida do grande público.

kinha nonatis disse...

Bem bacana o blog de vcs , entrei nele meio que sem querrer , pois estou indo na semana que entra para brasilia para ver a exposção da anita no ccbb , tenho um blog tambem mais é de arte ,literatura , dança de salão e artes marcias para leigos como eu abraço a todos da equipe e parabens pelo otimo trabalho

Eliane Accioly disse...

Beth,

sou seguidora!
Seu blog, ou seus blogs são referência, tenho muito a aprender com você!
Um abraço,

Eliane