sábado, 16 de maio de 2009

Art décor - Estilo

Art Déco é um estilo que afetou as artes decorativas, a arquitetura, o design interior, a arte plástica, o paísagismo, a cenografia, o urbanismo, a moda, a caricatura, as artes gráficas e a publicidade, as artes em geral. Art déco é um termo de origem francesa, abreviação de arts décoratifs, surgiu em Paris.
O marco da art décor foi a mostra Exposition Universelle des Arts Décoratifs, em 1925, Paris.
Art déco foi um movimento muito eclético que misturou vários estilos e movimentos do começo do século 20 como, art nouveau, construtivismo, Bauhaus, cubismo e o futurismo. Um 'modernismo' que se utilizou da contribuição das artes hindu, asteca, egípcia e oriental. Entre os motivos mais explorados na art décor estão os animais e as formas sinuosas femininas. No padrão decorativo art déco predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato.
A art décor foi um estilo que se associou ao moderno, ao cosmopolita, industrial e exótico. Apesar da simplicidade do estilo, nunca abriu mão do requinte, procurou usar materiais simples adornados com materiais nobres. Mas de início, a art décor era um estilo luxuoso destinado à burguesia, os matériais empregados eram caros: Jade, marfim, laca, etc. Quando passou a associar-se com a industria, o barateamento da produção popularizou o estilo art décor, a exemplo da Bauhaus. Nesse momento a art décor se populariza e invade a vida cotidiana das pessoas. Marcas que puderam ser notadas na moda, nos objetos de uso doméstico, jóias, mobiliários, bijuterias, etc.


Os selos abaixo, mostram obras o estilo art décor de quatro artistas franceses, os selos foram emitidos pela França em 1994:

"Cerâmica", de Fernand Dalpayrat



"Vaso", de Émile Gallé



"Mesa", de Louis Majorelle



"Projeto Desenhado", de Hector Guimard



Obras do Pintor tcheco, Alfons Mucha (Alphonse Maria mucha): "Friendship", "Salomé", "Young Girls Sketch", "Salão des Cent".



Importantes Artistas do Estilo Art Déco

*C. Paul Jennewein
*Clarice Cliff
*Demetre Chiparus
*Edgar Brandt
*Erte
*Jacques-Émile Rulhmann
*Jean Dunand
*Jean Dupas
*Louis Icart
*Paul Manship
*Raymond Hood
*René Lalique
*William van Alen

Art Décor, Estilo na Arquitetura

A art décor foi a precursora da arquitetura moderna. Um estilo despojado, que se inspirou nas linhas geométricas da Mesopotâmia, do egito e do oriente pré-colombianos.
As principais caracteristicas da art décor na arquitetura são as fachadas com rigor geométrico e linear, elementos decorativos, utilização do concreto armado, esculturas em forma de animais, geometrização das formas, o uso dos tons rosa, o uso do ferro e do vidro, resinas sintéticas, prata e cristais de rocha. A maior virtude da art décor foi o funcionalismo.
A art décor sai de moda no ocidente com o episódio da Segunda Guerra Mundial, mas caiu no gosto de países como, Coréia do Sul, Veitname e China. Somente no fim da década de 60, o mundo volta a se interessar pelo estilo.

Art décor, o Estilo na Arquitetura Estadunidense

*Empire State Building


*Chrysler Building
*O Edificio Rockefeller Center

Art Décor, Estilo no Brasil

A art décor influênciou artistas brasileiros como, o pintor pernambucano Vicente do Rego Monteiro, o escultor Victor Brecheret, entre outros.

*Monumento as Bandeiras - SP, Escultura de Victor Brecheret.



* "Leda e o Cisne", de Vicente do Rego Monteiro.



*Cristo Redentor - RJ (a maior escultura em art décor do mundo)



*Torre do relógio da Estação Central do Brasil - RJ


*Estádio do Pacambu - SP
*Biblioteca Mário de Andrade - SP
*O Monumento às Bandeiras - SP
*A Estação Ferroviária de Goiania
*O Teatro Carlos Gomes - RJ

Apesar de espalhadas por todo Brasil, a art décor tem seu maior acervo concentrado na arquitetura da cidade de São Paulo.

Leia Art Décor, Itaú Cultural

2 comentários:

Lugirão disse...

Não sabia que o Cristo é a maior escultura em art décor do mundo).
Adoro essa tela: "Leda e o Cisne", de Vicente do Rego Monteiro.

Excelente post.

Bom domingo. Bjos

Anônimo disse...

Olha que informação interessante sobre o Cristo do Rio.
Estou te seguindo.
Vem me ver tbm?
Abços
www.claudilicearagao.blogspot.com