sexta-feira, 29 de maio de 2009

Círculo de Goseck - observatório

Círculo de Goseck é o mais antigo observatório solar da Europa Central e do mundo. A construção de Goseck, segundo estudos arqueológicos, data de 4900 a.C. Localizado em Gosek, distrito de Weissenfels, Estado de Saxônia-Anhalt, na Alemanha.
O círculo de Goseck foi descoberto a partir de fotografias aéreas de um campo de trigo em 1992. O responsável pela escavação do sítio arqueológico foi François Bertemes.
Goseck, além de ser um observatório solar, era usado como calendário e também como um lugar de cerimonias religiosas dos povos neolíticos. Observar e registrar os movimentos dos astros permitia aos povos antigos elaborar um calendário de plantio, além das motivações religiosas.

Veja na foto abaixo - O observatório de Goseck, composto de quatro círculos concêntricos. Sua dimensão original era de 75 metros de largura, além de possuir três portais, voltados para: sudoeste, sudeste e norte.



No solstício de inverno (21 de dezembro), uma pessoa que se coloque no centro do círculo, voltado para os portais do sudeste e sudoeste, pode acompanhar a trajetória do sol nascente e poente.



No ano de 2005, os alemães reconstruíram o círculo de Goseck, o observatório solar voltou a ter sua forma original, pois diferente de Stonehenge que foi um monumento construído em pedra, Goseck foi construído em madeira (por isso sua deterioração com o tempo). Na reconstrução dos círculos concêntricos de Goseck foram utilizados 2300 troncos de carvalho; Goseck é hoje, o observatório mais antigo do mundo (7000 anos), um importante ponto turístico germânico.



O círculo de Goseck é um dos grandes enigmas da humanidade, um observatório astronômico de 7000 anos, mais velho do que o monumento megalítico de Stonehenge, na Inglaterra. O círculo de Goseck, assim como Stonehenge, são provas cabais de que os povos neolíticos e da Idade do Bronze tinham grandes conhecimentos e sabiam observar e medir os movimentos dos corpos celestes com uma inacreditável precisão.
A cada descoberta arqueológica, fica a evidência de que a ciência na antiguidade estava íntimamente ligada a espiritualidade, ao mítico.

Veja também Stonehenge
Fotos - Wikipédia Círculo de Goseck e Google Imagem

Nenhum comentário: