segunda-feira, 4 de maio de 2009

Manabu Mabe - O Samurai da Pintura

Manabu Mabe "O Samurai da Pintura", nasceu em Kumamoto, Japão em 1924. Foi o pioneiro do abstracionismo no Brasil. Mabe chegou ao Brasil em 1934, aos dez anos de idade, acompanhado de sua família para trabalhar na lavoura de café no interior do estado de São Paulo, cidade de Lins. Manabu trabahava duro na lavoura e nos seus momentos de folga tinha o hábito de desenhar nos sacos de embalar café, autodidata, gostava de pintar natureza morta e paisagens. O pintor e fotógrafo Teisuke Kumasaka foi seu primeiro mestre.

Foto: Lewy Moraes

Em 1957, Casado, Mabe vendeu suas terras em Lins (SP) e mudou-se para a capital onde trabalhou como ajudante de tintureiro e pintor de gravatas (confeccionadas por sua esposa). Bastou dois anos morando em São Paulo e Manabu Mabe saiu do anônimato, ganhou dois prêmios e virou um sucesso de crítica e público.
Manabu Mabe se identificou com a pintura moderna figurativa (cubismo), mais tarde adotou um estilo chamado de pintura gestual, onde misturava a caligrafia japonesa com manchas. Com esse estilo em 1959 ganhou o prêmio de melhor pintor nacional da quinta Bienal de São Paulo, foi destaque na Bienal de Paris, além de ter sido capa da revista Time.

Último autorretrato feito por Mabe


Apesar de naturalizado brasileiro, Mabe nunca esqueceu suas origens, sempre que podia visitava o Japão onde era muito admirado.
No dia 30 de janeiro de 1979, 153 obras de Manabu Mabe desapareceram no mar após a queda do Boing 707-323 cargo da varig. Um grande mistério até hoje, pois nenhum sinal das obras, destroços do avião ou corpos foram encontrados.
Manabu Mabe era um homem bem humorado e apaixonado pelo Brasil, adorava cantar em karaokê, jogar golfe. Foi um exemplo de perseverança, retrato bem sucedido da saga de milhões de japoneses que migraram e construiram uma vida digna no Brasil.
Manabu em 1995 escreveu sua autobiografia "Chove no Cafezal", em japonês, mas tarde publicada em português. Faleceu no dia 22 de setembro de 1997 devido a complicações após sofrer um transplante de rim.
Manabu Mabe, artista plástico de renome internacional, suas obras foram expostas nas mais importantes galerias do mundo e são muito valorizadas no mercado da arte, admirada pelo requinte oriental e o calor das cores brasileiras.

Obras de Manabu Mabe - O Samurai da Pintura

Primeiros quadros

Vaso de Flores, 1956



Rio de Janeiro, 1956



Marinha de Santos



Natureza Morta (verso casario)


Obras de Manabu Mabe - Fase Abstracionista

Vento Vermelho



Age, 1985



Com dourados



Dever



Desenvolvimento



Agonia



Explosão do Progresso



Devoção



Contrição



Grito, 1958



Calligraphy, 1959



Flores da alma, 1985



Existência, 1985



Vida, 1960


último quadro pintado por Manamu Mabe (sem assinatura)



Website Oficial de Manamu Mabe

2 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Um gênio sem dúvida. E, segundo um amigo que o conheceu; uma figura humana simples e doce.

Allan Benedecti disse...

realmente um artista e tanto, estou admirado com sua arte, realmente me identifiquei.
Por sinal, belo post, e belo blog tambem.