domingo, 31 de maio de 2009

Yves Saint Laurent - Estilo e Moda

Yves Saint Laurent foi um grande estilista francês, criador de um estilo inovador da maneira de se vestir da mulher, uma das figuras mais atuantes do mundo da moda. Pode-se dizer que Yves Saint Laurent foi o grande mestre da alta-costura que revolucionou a moda do século XX, o primeiro estilista vivo a ser honrado com uma exposição de seu trabalho no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, e também recebeu em 2001 das mãos de Jacques Chirac, a Legião de Honra (Ordre National de la légion d'Honneur), no grau de Comandante.



Yves Saint Laurent nasceu na Argélia (possessão francesa), em 1936. O talento de Yves para a moda foi despertado cedo, aos 15 anos de idade fez o figurino para um balé de sua cidade natal, Oran, Argélia (ocupada pela França). Em 1953, com apenas 17 anos começou a trabalhar na Maison Francesa de Christian Dior, e em 1957, com o falecimento de Christian, Yves passou a administrar a empresa (em decadência).
Devido a Guerra de Independência da Argélia, Saint Laurent teve que abandonar sua carreira e atender ao chamado do exército Francês. Frágil e sensível, Yves St. Laurent sofreu um esgotamento nervoso e teve que ser submetido a tratamento psiquiátrico, devido ao forte estresse e maltratos no convívio com seus colegas soldados que o ridicularizavam. Essa passagem em sua vida deixou marcas profundas no comportamento de Yves St. Laurent. O estilista, durante toda sua vida, teve vários surtos maníaco-depressivo.



Terminado o tratamento e afastado da guerra, Yves abandona a Dior e funda sua marca, YSL, financiada por Pierre Bérge, companheiro e parceiro de toda sua vida.
A marca Yves Saint Laurent (YSL) se tornou, em pouco tempo, uma das marcas mais famosas do mundo. A sofisticação e praticidade passaram a ser um estilo, a marca registradas da (YLS), que resgatou peças do guarda-roupa masculino e adaptou ao universo feminino. Em 1966 criou e apresentou o primeiro Smoking feminino, estilo apresentado na coleção Pop Art.

Yves inovou também ao usar manequins negras em seus desfiles.



As inovações da alta-costura feitas por Yves Saint Laurent, permitiu a mulher um estilo único de novas atitudes femininas e liberdade em seu papel e comportamento na sociedade. Até então, não era permitido, além de mal visto, uma mulher usar calça comprida.
O grande ícone da alta-costura, Yves St. Laurent, abandonou o mundo da moda em 2002. Seu último desfile foi uma retrospectiva da todas as suas criações, que vestiram mulheres ricas e celebridades do mundo todo.





Yves Saint Laurent morreu aos 72 anos, em 2008, vítima de um câncer cerebral. Deixou um imenso legado, construído ao lado de seu companheiro Pierre Bérge, uma grande personalidade do mundo das artes, que preside a Fundação Yves Saint Laurent e protege o patrimônio construido pelo casal.
No começo de 2009, Pierre Bérge leilou a coleção de móveis e objetos pessoais do casal. Arrecadou cerca de R$ 574 milhões, sendo que R$ 206 milhões ficaram para o Grand Palais (que realizou o leilão) e o restante, Bérge diz que doará a filantropia.



A Fundação Yves Saint Laurent possui um acervo valioso que consta de: croquis, modelos e desfiles assinados por St. Laurent. Todo esse material pode ser visto em exposições realizadas por todo o mundo. A mostra "Yves Saint Laurent - Viagens Extraordinárias" chegou ao Rio de Janeiro no dia 26 de maio desse ano, e reúne 50 figurinos completos de coleções passadas, estilos que serão apresentados em croquis, manequins e vídeos. A mostra está no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

"Yves saint Laurent foi o maior estilista de moda da segunda metade do século XX. Ele deu poder às mulheres e criou um guarda-roupa moderno para elas."

(Pierre Bérge)

"Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar está felicidade, eu estou lá."

(Yves St. Laurent)

Biografia - Wikipédia Yves Saint Laurent

Nenhum comentário: