terça-feira, 23 de junho de 2009

Aurora Boreal

turaAurora Polar: aurora boreal, aurora austral, é um fenômeno óptico observado nos céus em regiões próximas a zonas polares. No hemisfério norte o fenômeno é conhecido como 'aurora boreal', nome dado pelo cientista Galileu Galilei, uma referência à deusa romana do amanhecer 'Aurora' e ao seu filho Bóreas, representantes dos ventos nortes. No hemisfério sul é conhecido como 'aurora austral', batizada assim, por James Cook.

Aurora Boreal no Alaska



Aurora Austral, em Wellington (Nova Zelândia)



A aurora polar ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril.
A aurora polar é decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da terra, canalizada pelo campo magnético terrestre. Sendo um fenômeno que pode ser observado em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.

Aurora em Saturno, imagem capturada pelo telescópio Hubble



Outra curiosidade deve-se ao fato desse fenômeno poder ser reproduzido artificialmente em laboratórios ou através de explosões nucleares.

Aurora produzida em Laboratório



Existem relatos, através da história que falam sobre estranhos sons originados da imagem da aurora. Muitas pessoas, na atualidade, afirmam ter ouvido esses sons. Considerado ainda um relato folclórico, algumas pessoas acham que o som originado da aurora esteja relacionado com fenômenos eletrostáticos.

Fotos raras da Aurora Boreal, tiradas pelo fotógrafo Mark Humpage



Veja mais em, Mark Humpage

Saíba mais sobre:

- Aurora Polar Terrestre
- Aurora Artificial
- Aurora em outro Planetas
- Aurora Folclore
- O Fenômeno da Aurora na Cultura Popular
- Aurora na Mídia

Acesse, Wikipédia / Aurora Polar

2 comentários:

Anônimo disse...

Deve ser lindo.

Anônimo disse...

Nossa deve ser perfeito