quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Cidade Romana de Pompéia

Pompéia (Pompeia ou Pompeii) foi a cidade antiga do Império Romano, localizada na Itália, que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C.
Pompéia, antes da derradeira tragédia, viveu anos de esplendor, entre 27 e 37 d.C. Teve influências das civilizações gregas e estrucas. Pompéia possuia belos edíficios, era uma cidade fortemente urbanizada.

- Cratera do vulcão Vesúvio, Itália



No ano de 62 d.C, Pompéia sofreu um terremoto que destruiu grande parte da cidade. Mas foi ano de 79 d.C, Pompéia ainda estava sendo reconstruída, quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção e destruiu e sepultou a cidade debaixo de cinzas e lama; sendo descoberta somente no século XVI, quando as ruínas de Pompéia foram encontradas pelo arquiteto Domenico Fontana.

As Fotos mostram as marcas da tragédia que destruiu a cidade romana de Pompéia



- Os corpos petrificados pelas cinzas e a lama, mostram cenas da tragédia e a impotência da população diante da gigantesca nuvem de pedra e gases venenosos causadas pela erupção do vulcão Vesúvio, que sepultou a cidade romana.









A partir de 1949, estudos arqueológico sistemáticos foram desenterrando a cidade e trazendo à tona, além de corpos petrificados, relíquias em perfeito estado: o templo de Apolo, o templo da tríade capitolina (Júpiter, Juno e Minerva), o templo de Ísis, anfitreatros, campo desportivo; muitas casas típicas da classse média provinciana do Império Romano; a 'vila dos mistérios' (onde eram celebrados o culto ao deus Dionisio), e muitos outros objetos que revelam aspectos sociais, políticos, econômicos e artísticos da sociedade no Império Romano.

Estátua do deus Apolo (santuário mais antigo de Pompéia)



Arena de Pompéia



Uma casa típica da classe média provinciana do Império Romano



Afresco



Pompéia era uma cidade cercada por muros e que tinha cerca de sete portões de acesso. Uma cidade rica que possuía um porto famoso por negociar vinhos e perfumes finos. O comércio local contava com padarias, industrias de lã, lojas de escultores, lapidadores de pedras, barbearia e outros tipos de comércio.

Na década de 50, foram descobertas por arqueólogos, o local da "Termas Suburbanas de Pompéia", batizada como "Termas do Prazer", em 1985, quando a arqueóloga Luciana Jacobeli descobriu, escavando totalmente o lugar, a antiga termas de mais de 2000 anos. A "Termas do Prazer" é um lugar com várias piscinas, enfeitadas por afrescos eróticos e uma cascata, local onde, homens e mulheres do Império Romano podiam desfrutar do prazer, relaxamentos e banhos promíscuos. Totalmente restaurada, a "Terma do Prazer" é um dos lugares mais visitados do sítio arqueológico de Pompéia, Itália. São oito pinturas que representam variações do ato sexual e possui também mosaícos de várias cores com paísagens marinhas decorando o ambiente. Segundo estudos recentes, as casas de banho da Roma antiga eram lojas, bibliotecas e prostíbulo em um só lugar.



"Termas Suburbanas de Pompéia" - Afresco Erótico



A história da tragédia de Pompéia foi tema de um documentário feito pela BBC Londres. O vídeo do YouTube mostra os ùltimos dias de Pompéia. Apesar de ser em inglês, não impede de ser visto por quem desconhece a língua.

Para assinantes de feed, clique YouTube - Pompeii, The Last Day



Veja também uma animação da erupção do vesúvio na National Geographic , clique vesuvius eruption

Fontes de Pesquisas:
- Fotos da antiga cidade romana de pompéia - Google Imagem e os sites, aqui citados.
- A história da cidade e a tragédia Romana de Pompéia contada pelo historiador Rená Guerdan. A tragédia de Pompéia
- Página Oficial de Pompéia - Pompeii sites
- Pompéia, 79 d.C
- Passeio virtual (em inglês) pela cidade de Pompéia, acesse Italy pompeii

Um comentário:

Victor S. Gomez disse...

Bom conhecer um pouco da história dessa cidade romana. Gosto muito de história, esse post está ótimo. Bjs