quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Obras de Andy Warhol

Andy Warhol é o ícone da Pop Art que usou o conceito da publicidade em suas obras. Os temas frequentes das obras de Warhol: rostos de personalidades importantes, ícones da arte, artigos de consumo. Usando seu conceito de arte, produziu: Serigrafias coloridas, colagens, screenprint, silkscreen posters.

Obras de Andy Warhol:


Michael Jackson



Judy Garland



Marilyn Monroe



Elvis Presley



Mick Jagger



Che Guevara



Beethoven



Mao Tsé-Tung



Dick Tracy



Latas de sopa Campbell's



Garrafas de Coca-Cola



Mickey Mouse



Andy Warhol nasceu em 1928, em Nova Iorque e morreu em 1987, vítima de uma parada respiratória. Famoso pela produção de arte em massa, Warhol é considerado uma das personalidades mais famosas da arte moderna nos Estados Unidos.
Muitos críticos desprezam Warhol, assim como, desprezam Duchamp, Jeff Koons e os demais artistas da arte contemporânea (conceptual).
Segundo o escritor Gore Vidal, Andy Warhol era "Gênio com o QI de um imbecil".
Muitas das obras assinadas por Andy Warhol, não foram feitas por ele mas sim por sua equipe sob sua supervisão; uma arte mecanizada, instituída como negócio.
Luciano Trigo, em um de seus artigos, colocou: "De fato, estritamente falando, o talento artístico de Duchamp e Warhol era bastante limitado, se comparado, por exemplo, ao de Picasso, Matisse, etc. Mas a importância histórica inegável de Duchamp e Warhol está justamente aí: ambos transformaram o significado da arte, subvertendo os seus valores (como autoria, originalidade, técnica, autenticidade, vocação) e abrindo caminho para práticas ainda hoje dominantes no cenário artístico. A cada geração, a sua influência aumenta - e modifica, para o bem e para o mal, o status símbolico da arte no mundo e a vida das pessoas."

Na minha opinião, arte é subjetiva, nunca haverá um consenso a respeito do que é arte. Assim ficará valendo sempre a ideia de que, se uma obra é vista como arte por apenas uma pessoa, ela será sempre uma obra de arte. A arte tem que agradar, não importa: quem ou quantos.
Você acha que foi a arte Contemporânea que instituiu a arte como um negócio, ou ela sempre foi um negócio?



Andy Warhol - Frase: "In Future everyone will be famous for fifteen minutes" (no futuro, toda a gente será celebre durante quinze minutos).

Mais sobre Andy Warhol:

- The Andy Warhol Foundation For The Visual Arts (NY)
- Andy Warhol Biografia - Portal da História
- O Pensamento Vivo de Andy Warhol

3 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

Oi, vim conhecer seu blog, e desejar boa tarde.
bjsss

aguardo sua visita :)

Beth Cruz disse...

Ehehehe, adorei!

Abraço Fernando Lima

Beth Cruz disse...

Adorei seu blog Dri Viaro!
Volte sempre,
beijo