quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Caricatura – Arte que Distorce Pessoas Famosas

A palavra caricatura vem do italiano caricare, o mesmo que, exagerar, aumentar. A caricatura é uma arte, um retrato distorcido, desenho onde as características marcantes de pessoas (Geralmente) famosas são exaltadas de maneira cômica.

hugochaves caricatura 

Segundo o cartunista, artista gráfico e autor do livro “Linguagem & Cartum… Tá Rindo do Quê? Um Mergulho nos Salões de Humor de Piracicaba”, Camilo Riani: “Poeticamente, uma caricatura é o mais impressionante retrato da alma. Aquilo que até parece máscara, mas que desmacara todos nós”.

sarney.lnk

Normalmente usada como sátira política ou comportamental, a arte da caricatura requer habilidade artística e senso crítico aguçado. Celebridades da política, do esporte, da classe artística, são os alvos preferidos das sátiras feitas por um caricaturista, onde características como, defeitos físicos, trajes, gestos, comportamentos, tiques verbais, manias…, são ampliados e deformados, provocando o riso. (Leite, 1996, p.23)

 

quinho HHcotovelos Fonte: Quinho Ilustrador

Dizem que a caricatura é filha do expressionismo. Segundo os críticos de arte, o atributo de uma boa caricatura está na máxima expressividade com um mínimo de traços capazes de fazer um observador reconhecer a personalidade esteriotipada em uma sátira.

cassio loredano

A Arte da Caricatura

A caricatura, como gênero artístico, data do final do século XVI, quando Annibale Carracci, pintor italiano aparece com um dos pioneiros da arte. Domenichino, Guercino, Pier Leone Ghezzi, Gianlorenzo Bernini, James Gillray, Thomas Rowlandson, Honoré Daumier, são também renomados caricaturistas de séculos passados.

Atualmente vários caricaturista internacionais se destacam na arte satírica da caricatura, entre eles, Sebastian Kruger, Jan Opdebeeck, Mulatier. Vale ressaltar o nome do artista judeu Arthur Szyk, caricaturista que morreu em 1951 e que, com suas ácidas caricaturas famosas, chamou a atenção do mundo para os horrores cometidos pelo nazismo e ajudou a derrubar o regime de Adolf Hitler.

caricatura arthur syk

arthur szyk caricatura

A Arte da Caricatura no Brasil

No Brasil, as primeiras caricaturas foram reproduzidas (em forma de litografia) no final de 1830, anônimamente, no Rio de Janeiro. Com o passar dos anos o estilo foi ganhando aceitação até ser reconhecida a partir da década de 1910. Inspirado em ambientes urbanos, os costumes e a política são os alvos das críticas carregadas de humor e ironia.

caricatura litografica

No Brasil, são destaques na arte da caricatura, O saudoso Henfil, os irmãos Paulo e Chico Caruso, Cláudio Paiva, Ziraldo, Jaguar, Millôr Fernandes, Lan, Nair Tefé (no mundo, foi a primeira caricaturista do sexo feminino), Max Yantok, Cássio Loredano, Henrique Fleiuss, Angelo Agostine, Glauco Villas Boas e Laerte.

A caricatura pode ser produzida em formato digital (colorida) e está presente no cartoon (cartum) e na charge.

Michael Jackson CARICATURA 4

winehouse caricatura

caricaturas-famosos-court-jones-22

gil charge caricatura

Faça sua caricatura online grátis

Nenhum comentário: