quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Edgar Degas – Pintor Francês Oitocentista

Edgar Germain de Gas, mais conhecido como Edgar Degas, nasceu em Paris, 19 de julho de 1834. Degas foi pintor, escultor e gravurista.

Degas é considerado um pintor impressionista, mas seu estilo quebrou com os padrões artísticos de sua época, uma arte inspirada no impressionismo, na renascença italiana  e no realismo francês.

Degas tinha um grande apreço pelas obras de Delacroix, Leonardo Da Vinci, Ticiano, Paul Gauguin, Van Gogh, Paul Cézanne; mas sua afinidade maior era com Dominique Ingres, um grande pintor e desenhista histórico francês do século XIX, cujo acabamento técnico de suas pinturas era impecável.

Edgar Degas pintou bailarinas, cavalos, retratos de família, cenas do cotidiano parisiense, cenas domésticas, paisagens, a burguesia de Nova Orleans e as tensões matrimoniais. A vida moderna de seu tempo, a figura e as atitudes humanas, principalmente as mulheres, ganharam ênfase e movimento em suas obras.

 

Pinturas do Artista Degas

 

 degas A Banheira 

 

degas the blue dance

 

 

Degas dancarinas sapatilhas

 

 

degas.danseuse-assise

 

 

degas aprendendo danca

 

 

degas ballet

 

 

degas mulher arrumando seu cabelo

 

 

Degas mulher     

 

pintura degas

 

degas primeira bailarina

 

degas o cafe

 

degas cenas de bale

 

 degas cavalos corridas tribuna

 

Apesar de ter se inspirado nas obras de grandes mestres, Degas percorreu um caminho novo em sua arte, que apontou para o modenismo.

Degas também se distinguiu pelo traçado de seus desenhos e pela magistral interpretação da luz.

“Dos impressionistas, Degas só aproveitou a liberdade inventiva, a visão colorista. Sua arte de realista à sua maneira, e não à maneira de Coubert ou de Manet, representa uma extensão feliz e inovadora do neoclassicismo de Ingres e uma surpreendente antecipação da visão dinâmica das cenas que, só muito mais tarde, a fotografia e o cinema iriam realizar.” 

(Enciclopédia Mirador Internacional)

Edgar Degas foi um homem introspectivo e de pouco convívio social. Um temperamento que muitos julgam ter relação com sua condição aristocrática e uma educação muito severa.

“Era ou parecia duro com todos, pôr uma espécie de impulso à brutalidade que me vinha da incredulidade e mau humor. Me sentia tão inferior, tão frágil, tão incapaz, enquanto me parecia que os meus cálculos artísticos fossem tão precisos. Era mau humorado com todos e até comigo mesmo.”

(Edgar Degas)

Degas realizou apenas uma exposição individual, durante toda sua carreira artística, no ano de 1893, aos 53 anos de idade.

Um sério problema de visão, agravado com a idade, e a morte do amigo Manet, leva Degas a se isolar e se dedicar aos tons pasteis e a escultura. Viveu sérias dificuldades financeiras devido as dívidas herdadas com a morte de seu pai.

Degas morreu no ano de 1917, na cidade onde nasceu, Paris. Rejeitado de certa maneira, por abandonar o estilo impressionista e ter adotado uma postura revolucionária na arte oitocentista.

“Eu não sei nada a respeito da inspiração, da espontaneidade, do temperamento, o que eu faço é resultado da reflexão e do estudar os grandes mestres.”

(Edgar Degas)

 

Esculturas de Degas

A Pequena Bailarina de Catorze Anos – uma obra que representa uma bailarina pobre que se prostituiu para sobreviver, uma obra de face miserável  e carregada de preconceitos. Um obra que desagradou a sociedade da época.

degas escultura bailarina catorze anos

degas escultura bailarina

degas escultura bronze

 

 

 

 

 

 

Mais obras de Edgar Degas, acesse Olga’s Gallery Degas

Biografia de Degas:

Uol Educação – Degas

Imagens das obras de Edgar Degas – Wikipédia Degas e Google Imagem

Nenhum comentário: